sábado, 2 de fevereiro de 2013

Lugar de criança é na cozinha



Os pequenos que ajudam no preparo das refeições se alimentam de maneira mais saudável.

      Pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, analisaram os hábitos alimentares da garotada entre 10 e 11 anos de 151 escolas. no geral, meninos e meninas preferiam frutas a verduras e legumes, mas aqueles que ajudavam na cozinha, além de apreciar exemplares dos três grupos, tinham uma leve queda pelos verdinhos. "Eles acabam experimentando alimentos diferentes quando cozinham com os pais", explica a pós-doutoranda da universidade e uma das autoras do trabalho, Yen Li Chu. E mais: a inclusão dos pequenos no preparo de refeições traz outro benefício. Os garotos que vestem o chapéu de chef pelo menos uma vez na semana têm uma consciência maior sobre a importância de escolhas saudáveis. "Ao se envolverem na cozinha de casa, os jovens aprendem a escolher melhor o que irão comer na rua", observa, com segurança, Yen. 


Refeição em família 

1 - Leve seu filho ao mercado. Faça questão de passar pela seção de verduras e fale um pouco sobre cada uma delas. 

2 - Na hora do preparo, peça para o pequeno cortar alguns vegetais. Mas lembre-se de que a faca deve ser sem ponta. Incentive-o a provar uma rodela ou outra. 

3 - Funções simples, como mexer a salada ou montar um sanduíche, também ajudam a cumprir o objetivo. A ideia é beliscar e conhecer os ingredientes saudáveis.

2 comentários:

  1. Você acredita que tenho pavor da Valentina na cozinha?? Deve ser porque ela ainda é muito pequena... Mas maiorzinha, acho super válido! Bjão

    ResponderExcluir
  2. é Ravi me ajuda fora da cozinha,mais com a comida, tipo escolhendo as frutas,verduras, ajudando a por a mesa, servindo, coisas simples mais que tem muita importância.

    ResponderExcluir